Vinho produzido em Morro do Chapéu ganha prêmio nacional

A vinícola baiana Vaz, localizada no município de Morro do Chapéu (BA), na Chapada Diamantina, ganhou a 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) e a 4ª edição da Grande Prova Sucos de Uva do Brasil. Na categoria de vinhos, o premiado foi o Tinto Malbec, nos rótulos de espumantes os premiados foram o Brut Branco Charmat e o Brut Rosé Charmat, ambos de 2019

Os primeiros vinhos foram elaborados em 2018, em uma produção de aproximadamente 1,2 mil garrafas – Malbec, Syrah, Sauvignon Blanc e Viognier. Na safra 2019, foram produzidos os espumantes Brut elaborados pelo método Charmat (Pinot Noir e Chardonnay), Brut Rosé (Malbec, Sauvignon Blanc e Viognier), Moscatel (Muscat Petit Grain) e também os vinhos tintos Malbec e Syrah, em um total de cerca de 10 mil garrafas.

O setor de Bebidas na Bahia possui 23 empresas incentivadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). Além de abrigar grandes cervejarias, fábricas de bebidas não alcoólicas, a Bahia produz no semiárido uvas viníferas de alta qualidade. Por conta da pandemia, a celebração dessa conquista será em abril de 2021, no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde a GPVB levará os vinhos premiados e a vinícola ao encontro do trade e público consumidor, em um evento, com feira de vinhos, chamado “Vinhos do Brasil 2021”.

Fonte: Tribuna do Recôncavo | Ascom/SDE