Robertão lidera sucessão em Presidente Dutra, com 63% das intenções de voto

“Convido aos nossos opositores a contratarem dois dos mais renomados institutos de pesquisas do Brasil, aqueles que forem de maior confiança da oposição, que contratarei outros dois. Quem perder nas pesquisas paga a conta. Digo mais, dou 15% de frente. Se eu estiver com menos de 15% eu mesmo pago as despesas”.

O desafio foi feito durante uma entrevista que o mesmo concedeu a uma emissora de rádio de Irecê e até o presente momento, a oposição, liderada pelo candidato a prefeito Professor Pedro Rocha (PSB) não se manifestou.

Atendendo à solicitação do escritório de advocacia Terêncio Neto, a Terra Viva/C&R Pesquisas, de João Gonçalves, realizou coleta de dados nos últimos dias 7 e 8 de outubro, na sede e nas principais bases eleitorais do município, seguindo Plano Amostral da estatística responsável, Sueli Oliveira, Conre5 nº 8856, presidenta do Conselho Regional de Estatísticas da 5ª Região, formatado com dados do Tribunal Superior Eleitoral (2020) e do IBGE (2019).

De acordo com os dados apurados, em testes para respostas espontâneas, quando não se apresenta os nomes dos candidatos, Pedro Rocha aparece com 29% das intenções de voto, Robertão 63%, brancos, nulos, indecisos e os que não souberam (NSR) ou não quiseram (NQR) se manifestar, são 8%.

Na mesma modalidade, a rejeição também foi averiguada. O atual prefeito Silvão 5%, Robertão 23% e Pedro Rocha 38%. Outros nomes foram citados, mas não o suficiente para pontuar. Brancos, nulos, indecisos e os que não souberam ou não quiseram opinar, somam 34%.

Quando os entrevistadores modificaram a metodologia para abordagens estimuladas, quando são apresentados os nomes concorrentes, Pedro Rocha subiu um ponto e alcançou 30%. Robertão se manteve com 63%. Nulos, brancos, indecisos e os (NQRs/NSRs) totalizaram 7%.

Ainda no mesmo critério, testou-se a rejeição dos candidatos. Ao citar os nomes, 23% disseram não votar em Robertão, enquanto 47% admitem não votar em Pedro Rocha em hipótese alguma. NQRs/NSRs, brancos, nulos e indecisos, são 30%.

O instituto quis conferir a consolidação das decisões eleitorais dos entrevistados. Para isso, os pesquisadores apresentaram duas fotos com os nomes e números dos candidatos e pediram que indicassem a imagem e o número do candidato da preferência. Mais uma vez se confirmou a tendência de voto para Robertão. Nesta abordagem, 63% sinalizaram a foto de Robertão e o número 15, enquanto 29% indcaram Pedro Rocha e o número 40. Não quiseram ou não souberam sinalizar, 8%.

O Instituto C&R Pesquisas/Terra Viva, ouviu 371 pessoas de ambos os sexos, diferentes idades, sexo e condição socioeconômica. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa se encontra registrada no TSE sob o número BA-09106/2020.

Fonte: Por João Gonçalves/ Cultura e Realidade