Ricardo Nunes (MDB) é reeleito prefeito de São Paulo
 

Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito prefeito de São Paulo. No segundo turno das eleições municipais deste domingo, 27, ele derrotou Guilherme Boulos (PSOL), garantindo mais quatro anos de governo. Com essa vitória, a esquerda segue sem ocupar a prefeitura da capital paulista por 12 anos consecutivos.

Com 90,30% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Nunes contabiliza 59,55% dos votos válidos, enquanto Boulos obteve 40,45%. O resultado reflete as projeções das pesquisas eleitorais, que já indicavam vantagem para Nunes, apesar de oscilações nos últimos dias.

Mesmo enfrentando um cenário de apagão que afetou mais de 2 milhões de residências por até seis dias, Nunes contou com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além da alta rejeição a Boulos, que tinha o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Essa é a primeira vitória do MDB na Prefeitura de São Paulo, consolidando o avanço da direita na maior cidade do Brasil. Nunes agora se junta a Gilberto Kassab (PSD) e Bruno Covas (PSDB) entre os líderes que conseguiram administrar a cidade por dois mandatos, embora, assim como eles, tenha assumido o primeiro mandato como vice-prefeito, após a morte de Covas em 2021. Desde a redemocratização, São Paulo teve 11 prefeitos diferentes, mas nenhuma reeleição direta.