Região de Irecê será contemplada com um convênio de fortalecimento da produção de mamona

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e a Cooperativa Mista de Produção, Aquisição e Serviço do Estado da Bahia (Coopersertão), assinaram o documento. A ação faz parte do projeto Bahia Produtiva e integra o Edital de Alianças Produtivas Territoriais

Foi assinado, na última sexta-feira (9), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, um convênio voltado para o fortalecimento da produção de mamonas nos Territórios de Identidade Piemonte da Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Chapada Diamantina e Irecê, localizados na região semiárida da Bahia.

O convênio vai beneficiar 1,1 mil famílias de cooperados e quatro entidades vinculadas, envolvendo jovens, mulheres, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária, que tem na mamona a principal fonte de renda. O investimento total é de R$ 2,5 milhões. São 6,6 mil hectares plantados, com uma produção de 500 quilos de mamona por hectare, ao ano.

A expectativa é que, com a implantação do projeto, o aumento da produção seja de 30%, com ações que incluem desde a produção de sementes certificadas, que serão distribuídas aos beneficiários; o uso do trator, com implementos agrícolas; a construção de galpões, para armazenamento da produção e a utilização de equipamentos para o beneficiamento da mamona, além de um contrato para a comercialização da produção com a Petrobrás Bio Combustíveis.

De acordo com o secretário da SDR, Jerônimo Rodrigues, desde 2015, quando o Governo do Estado lançou o oficialmente o projeto, o objetivo era fortalecer as cadeias produtivas na Bahia. “O projeto tem a finalidade de fortalecer e tornar sustentáveis as cadeias produtivas. A mamona, uma planta típica do semiárido, tem um mercado aberto, com utilização não somente para combustíveis, mas também para uso medicinal, alimentação animal, e o território de Irecê tem sido um referencial", afirma.