Projeto em Canarana ajuda animais abandonados com comedouros e bebedouros

A iniciativa chamou a atenção de muitos outros “anjos da guarda” dos animais, logo, espalharam a ideia. Canarana tem um projeto que ajuda animais com comedouros e bebedouros, além de assistência para os pets feridos, abandonados com lar temporário doado.

A ideia partiu do grupo, de voluntários, conhecido como APAC (Associação Protetora dos Animais de Canarana). Sensibilizados com os animais abandonados, muita das vezes, maltratados pelos próprios moradores, resolveram instalar comedouros e bebedouros pelas ruas da cidade, a fim de amenizar o sofrimento dos pets. Eles ainda incentivam outras pessoas a replicarem a ideia, pela internet, atendem a chamados, denunciam e dão dicas.

O projeto “Alimente um Animal de Rua” foi implantado há quase um ano na cidade e chama atenção dos moradores e, também, dos lojistas. Em contato com a idealizadora, Diana Santos, 35 anos, ela diz: “A Associação trabalha com recursos próprios, provindo da contribuição dos voluntários, doações, sorteios e venda de camisetas. Não recebemos nenhum tipo de ajuda financeira de órgãos públicos, nem da prefeitura e nem do estado. Por isso é muito importante à participação de toda a comunidade para acabarmos com o sofrimento dos animais de rua”, contou.

Atualmente o grupo já ajudou cerca de 300 animais, em vários casos de maus tratos. “Lembro-me de uma cachorrinha parida que estava com um tumor, foi feito o tratamento de quimioterapia, ela está curada, e foi castrada pela associação. Tudo isso só foi possível porque nos mobilizamos e tivemos ajuda. Minha eterna gratidão, pois proteção animal não se faz sozinha”, conta.

A jovem salienta ainda que a associação, por enquanto, só ajuda animais de rua em situação de risco, ou quando o dono não tem condições de fazer um acompanhamento e tratamento adequado. Os resgates são feitos, apenas, quando um lar temporário é doado.

Futuramente, o projeto quer elaborar palestras de conscientização sobre o cuidado aos animais e realizar serviços de castração.

Como funciona

Segundo Diana, as tarefas do grupo e na produção dos comedouros são compartilhadas. Um dos integrantes é responsável pela confecção do equipamento enquanto outros colaboradores buscam por doações.

“Instalamos apenas um de início, justamente pela dificuldade de monitorar e conseguir recurso para abastecer. Ele foi instalado no centro da cidade, em frente ao comércio de uma voluntária, ela supervisiona durante o dia, pois está sempre no comércio. Eu vou à noite e nos finais de semana, porque moro bem pertinho”, explica.

Outro comedouro foi instalado pelo projeto na praça principal da cidade.

Como ajudar

Quem quiser ajudar, com alguma contribuição ou doação, é só entrar em contato pelo número: (74) 99918-7619 ou pelas redes sociais; Instagram – @apac_canarana e Facebook: @apaccanarana. Caso você não possa ajudar financeiramente, a doação de um “lar temporário” pode ser feita para os animais resgatados, é só procurar a associação.

Por Gilberto Neiva/074News