Primeiro lote com 1 milhão de doses da vacina Pfizer e BioNTech chega ao Brasil

Chegou ao Brasil nesta quinta-feira (29) o avião com um milhão de doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A aeronave pousou às 19h22 no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.

As doses fazem parte do primeiro lote de 100 milhões de doses compradas pelo governo federal. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve presente no momento da entrega.

As vacinas agora vão para o centro de distribuição do governo, na cidade de Guarulhos (SP). O Ministério da Saúde já comunicou que elas serão distribuídas entre todas as capitais proporcionalmente entre sexta-feira (30) e sábado (1). Os motivos são as especificações de armazenamento das doses, que precisam ser mantidas a -70°C, e o curto espaço de tempo para a realização de outros trâmites.

No momento em que o imunizante estiver disponível nos pontos de vacinação para aplicação, deve ser mantido entre 2°C e 8°C. Ainda, há necessidade de administra a vacina em, no máximo, cinco dias. 

A vacina contra o novo coronavírus da Pfizer/BioNTech foi a primeira a conseguir registro definitivo junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Fonte: TV Cultura