Planos de saúde são obrigados a fornecer testes de covid-19

Planos de saúde são obrigados a fornecer testes de covid-19

O teste deve ser disponibilizado a partir do oitavo dia com sintomas

Por decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), agora os planos de saúde são obrigados a fornecer testes de covid-19 para seus clientes. O procedimento foi incluído no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que é a lista mínima de exames, consultas e cirurgias que os planos de saúde precisam fornecer.

Cinco estados e o DF ainda não formalizaram plano de retomada, diz IPEA

Entidades entregam Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 ao Ministério da Saúde

O exame que deve ser disponibilizado é o teste sorológico IgG, que detecta a doença medindo os anticorpos que o corpo produz. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse tipo de teste mostra o resultado entre 10 e 30 minutos e detecta se a pessoa já teve o novo coronavírus.

Os testes devem ser disponibilizados pelos planos de saúde a partir do oitavo dia após o início dos sintomas. Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo vírus também tem direito de receber o teste.

A obrigatoriedade não vale para quem já teve um resultado positivo para covid-19 ou para quem fez outro teste há menos de uma semana.
 
Fonte: Brasil 61