Parque Nacional da Chapada Diamantina vai receber cadeira adaptada para ecoturismo de programa do governo

"O equipamento tem o papel de trazer as pessoas com deficiência para conhecer, aproveitar, participar, por si só, com a sua família, com seus amigos. Todo movimento do governo federal no sentido de valorizar os parques nacionais com as concessões que estão sendo feitas, se torna mais relevante agora com esse apoio às pessoas com deficiência", ressalta o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O Parque Nacional da Chapada Diamantina entra na lista do programa ‘Parque+’, do Ministério do Meio Ambiente, criado para promover o ecoturismo. A iniciativa fornece cadeira adaptável às trilhas dos parques nacionais do Brasil. No modelo padrão, as unidades entregues suportam um indivíduo de até 90 kg por vez. Confeccionadas em aço-carbono, com pintura eletrostática e sistema de amortecimento do quadro, as cadeiras contam ainda com cinto de segurança com fivela, apoios para cabeça e pés e freio estacionário.

Os equipamentos também poderão ser utilizados para resgate em caso de acidentes nos locais de difícil acesso, otimizando o tempo e facilitando operações de resgate. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ressaltou a importância do equipamento para pessoas com deficiência física. “O equipamento tem o papel de trazer as pessoas com deficiência para conhecer, aproveitar, participar, por si só, com a sua família, com seus amigos. Todo movimento do Governo Federal no sentido de valorizar os parques nacionais com as concessões que estão sendo feitas, se torna mais relevante agora com esse apoio às pessoas com deficiência”, ressalta o titular.

A iniciativa conta com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia vinculada ao MMA. A analista ambiental, Marcela de Marins, do ICMBio, disse à reportagem, nesta quinta-feira (4), que “o parque receberá uma cadeira adaptada para o ecoturismo, mas ainda não sabe maiores detalhes sobre a data de entrega e qual método será utilizado para o acesso do cadeirante ao equipamento”.

Inicialmente, o MMA vai distribuir 30 cadeiras a parques com potencial de ecoturismo em todas as regiões do país. Além da Bahia, serão entregues equipamentos a parques no Distrito Federal, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A entrega, das cadeiras adaptadas, começou na última quarta-feira (3) em Brasília (DF).

Com informações do Jornal da Chapada