No embalo de Zé Neto & Cristiano e Cavaleiros do Forró, multidão vai ao delírio na Cidade do São João

Com uma carreira consolidada na Região de Irecê, Pablo Marques foi a primeira atração a subir ao palco sagrado da Cidade do São João, na noite desta quinta-feira (22). “Vou cantar o que o povo quer ouvir”, anunciou o veterano artista, cujo repertório mais parece um mosaico sonoro. Em plena forma, Pablo cantou sofrência, vaquejada, piseiro e outros ritmos que fazem a cabeça da galera. Mas, como não poderia faltar, o Pé de Serra exerceu o seu protagonismo e teve até homenagem ao mestre Gonzagão com a execução do clássico Forró no Escuro. “O candeeiro se apagou. O sanfoneiro cochilou. A sanfona não parou. E o forró continuou”. Anariê!

No clima da festa, Kina Rodrigues transformou o circuito mais bonito e aconchegante do Brasil num imenso arraiá. Sanfoneiro talentoso, ele abriu o segundo show com um bloco de arrasta-pé, baião, xaxado e galope. Misturando elementos tradicionais da música nordestina, como triângulo e zabumba, com baixo, guitarra e congas, a banda de apoio conseguiu criar novos arranjos para canções do Trio Nordestino, Flávio José, Dorginal Dantas, Dominguinhos e Alceu Valença, por exemplo. Natural de Irecê, Kina Rodrigues tocou diante de uma plateia formada por amigos, familiares e conterrâneos. Visivelmente emocionado, ele agradeceu à Gestão Municipal pela homenagem ao seu pai, o professor Jorge Rodrigues, fundador do São João de Irecê. Este ano, a Prefeitura organizou uma exposição histórica no Memorial da Cidade do São João e batizou um dos palcos do circuito com o nome do professor falecido, mas jamais esquecido.   

Logo na sequência, a Banda Donas do Bar fez a estreia no Melhor São João do Mundo. Formada pelas irmãs Cláudia, Rose e Gleice Souza, a banda de Caetité (BA) vem se destacando no universo sertanejo. Com referências como Henrique e Juliano, Maiara e Maraísa e Marília Mendonça, as meninas tocam, cantam e encantam... Só não tire conclusões precipitadas! O repertório vai muito além do modismo: tem sertanejo raiz, forró eletrônico e até composições autorais. Mais do que Donas do Bar, aqui em Irecê, elas mostraram que estão destinas a brilhar! Então, um brinde as novas estrelas da Bahia, essa terra fértil e iluminada!

Expectativa e Suspense

Momento bastante aguardado, a apresentação de Zé Neto & Cristiano foi antecipada por um show pirotécnico, aumentando o clima de expectativa e suspense... Antes mesmo da dupla sertaneja pisar no palco, a multidão já estava em êxtase. Foi possível ouvir os gritos até nas cidades vizinhas! Quando eles começaram a cantar “Oi Balde”, de repente o coro aumentou ainda mais o volume. “Desculpa a cara de pau, mas deu saudade. Eu te chutei quando a raiva tava no auge. Eu fui um trouxa, a gente sabe”. Com o setlist formado, predominantemente, por músicas dos discos Escolhas Volume 1 e 2, Zé Neto & Cristiano “brindaram” o público com “Pátio do Posto”, “Me Bloqueia”, “Ressaca de Ontem”, “Se Eu Chorar” e “Uai”.

Mas, ao longo de quase duas horas, não faltou nenhum sucesso da carreira, que teve início em 2011, de forma tímida, na cidade de São José do Rio Preto. Hoje, astros do show business com DVD gravado nos Estados Unidos, eles possuem quase 30 milhões de seguidores no Instagram e YouTube. Do interior de São Paulo para o mundo! A segunda noite do São João de Irecê só foi encerrada após as performances de Cavaleiros do Forró e Thaylane Feitosa, que só parou de cantar quando o Trator do Forró já se preparava para o Arrastão.

Nesta sexta (23), a partir de 12h40 no Barracão Zé Bigode, a animação fica por conta de Forró do Molho, Lauzinho Santos, Tony Cardoso, Luanzinho, Karas e Bokas, Renato e Seu Blue Caps, Amor Bandido. E no palco principal, quem “segura o rojão” é Felipe Rodrigues, Santana, Vanessa da Mata, Thullio Milionário, Wânia e Sela Vaqueira. Haja coração!

Fonte: Ascom / PMI