Neoenergia Coelba desativa ligação clandestina em fazenda na Região de Irecê

Localizada em Ibititá, unidade consumidora era reincidente e a energia recuperada poderia abastecer 670 residências durante um mês

A Neoenergia Coelba realizou, nesta sexta-feira (24), uma operação de combate ao furto de energia na região de Lagoa de Estevão, no município de Ibititá, no Centro-Oeste da Bahia. Com apoio da Polícia Militar, os técnicos da distribuidora identificaram e removeram a ligação clandestina que abastecia uma fazenda produtora de cebola e milho. Foram recuperados 100 mil kWh de energia, que seria suficiente para abastecer 670 residências durante um mês.

A operação contou com oito profissionais da Neoenergia Coelba, além de uma guarnição da Polícia Militar. Durante o trabalho, foram retirados cabos e um transformador que estava instalado de maneira irregular na unidade consumidora.  O valor da energia desviada será recuperado através da cobrança ao proprietário da fazenda, que poderá responder pelo crime de furto de energia.  A partir deste valor, será realizada a arrecadação de impostos estaduais e federais que são revertidos para a sociedade.  

A fazenda já é reincidente na irregularidade. No período de aproximadamente um ano, a unidade teve a energia suspensa por débitos com a distribuidora, fazendo a religação irregular por duas vezes. Em ambos os casos, a Neoenergia Coelba identificou as irregularidades e fez a regularização do cliente.

Crime e denúncias

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Por isso é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou no site da Neoenergia Coelba (www.neoenergiacoelba.com.br), na aba Denúncia de Irregularidade.