Na 3ª oficina do Plano Diretor, poder público e comunidade firmam pacto social de Desenvolvimento

“Construindo a Irecê do Futuro”. Com esse propósito como “norte”, o prefeito Elmo Vaz e a equipe técnica da Administração se reuniram com representantes da comunidade - nesta quarta-feira (05), no auditório do IFBA - para realizar a terceira e última oficina de revisão do Plano Diretor.  Com transmissão pelo YouTube, o evento foi aberto pelo secretário municipal de Infraestrutura, Jazon Junior, que saudou os presentes e parabenizou o prefeito, descrito como “gestor de olhar aguçado, líder do processo de renovação da cidade”.

Dentro da perspectiva democrática de governança social, o secretário destacou o envio e a análise de mais de 300 propostas oriundas de representantes de diversos segmentos. Depois de falar sobre diretrizes, mobilidade e preservação do meio ambiente, o Jazon Junior fez questão de exaltar o importante papel do Poder Legislativo para referendar o Plano Diretor Participativo (PDP).

No afã de lançar luz sobre a conjuntura atual, o prefeito Elmo Vaz abriu o discurso enfatizando a necessidade de “entender o passado para se situar no presente” e citou a consagrada trilogia 1808, 1822 e 1889, do jornalista e escritor Laurentino Gomes, sobre episódios fundamentais da história do Brasil. Sem apontar culpados e sem tentar responsabilizar predecessores, Elmo foi categórico ao constatar:

“a maior parte dos problemas atuais pode ser explicada pela falta de planejamento do passado... Entretanto, o nosso maior desafio é refletir sobre o que faremos a partir de agora, qual a nossa responsabilidade em relação à qualidade de vida das próximas gerações”.

Durante inspirado pronunciamento, Elmo abordou projetos estratégicos e discorreu sobre desenvolvimento econômico, parques urbanos, zonas de interesse social, macrodrenagem, esgotamento sanitário, ampliação do aeroporto, serviços de saúde e sobre a transformação de Irecê num polo universitário. “Estamos migrando de uma cidade de pequeno para médio porte. Hoje, sem dúvida alguma, temos quase 100 mil habitantes... Irecê está crescendo em ritmo acelerado e com isso a vida se transforma. Precisamos acordar para essa realidade! Agora, temos a oportunidade de sonhar juntos e o nosso papel é garantir que esse Plano Diretor seja um instrumento efetivo de desenvolvimento humano, baseado na inclusão, geração de empregos e a valorização da nossa cultura”, concluiu o gestor.

No decorrer da audiência, com a ajuda de um painel de LED e de mapas espalhados pelo auditório, o engenheiro Giovanni Vilela e a consultora Elisamara Emiliana apresentaram detalhes do macrozoneamento, do novo perímetro dos 28 bairros da sede e da expansão urbana na zona rural - sempre pela ótica da sustentabilidade, organização territorial e da viabilidade de execução. Ao final, prefeito e equipe técnica mediaram um qualificado debate com a plateia para discutir ideias e firmar um pacto social de responsabilidade, transparência e fiscalização.

Após a conclusão dos trabalhos, o Plano Diretor Participativo (PDP) será enviado para apreciação da Câmara Municipal.

Fonte: Ascom/PMI