Um inquérito foi aberto para apurar a morte de Ivo Pereira Miranda, 32 anos, garimpeiro que morreu soterrado no último domingo (9), no garimpo Algodão, localizado em Porção, na zona rural de Gentio do Ouro. O caso, está sendo investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que analisará as circunstâncias do acidente e as condições de segurança no local.
De acordo com informações de colegas que estavam no garimpo no momento do ocorrido, Ivo estava trabalhando quando foi soterrado. Outros garimpeiros tentaram resgatá-lo, mas ele não resistiu e morreu no local. O corpo foi levado para o Hospital Municipal de Gentio do Ouro, onde a equipe médica confirmou o óbito.
O inquérito do MPT vai reunir informações da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do Instituto Médico-Legal (IML) e, principalmente, da Superintendência Regional do Trabalho da Bahia (SRT-BA), órgão responsável pela fiscalização de normas de saúde e segurança no trabalho.
A SRT-BA realizará uma perícia técnica para verificar se as normas regulamentadoras de segurança foram cumpridas no garimpo onde o acidente ocorreu.
A atividade garimpeira, embora seja uma importante fonte de renda para muitas famílias, é frequentemente realizada de forma informal, sem os equipamentos de segurança adequados ou treinamento necessário.