Ministério da Saúde reforça assistência à população indígena durante pandemia

Segundo dados da pasta, já foram investidos cerca de R$ 70 milhões em ações específicas de proteção aos indígenas para enfrentamento à Covid-19

O Ministério da Saúde garante que tem reforçado o atendimento à população indígena em meio à pandemia. Por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, o apoio aos mais de 750 mil indígenas tem sido realizado desde o início do ano, antes mesmo do decreto da doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Segundo a Secretaria, foram realizadas ações de informação, prevenção e combate ao novo coronavírus, orientando comunidades indígenas, gestores e colaboradores em todo o Brasil. No total, segundo dados oficiais, são mais de seis mil aldeias de 305 etnias espalhadas pelo território brasileiro.

Entidades entregam Plano Nacional de Enfrentamento à Covid-19 ao Ministério da Saúde

Já foi distribuído quase um milhão de itens de proteção para esses povos, como equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos e medicamentos. Foram enviados aos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) máscaras cirúrgicas e N95, luvas, aventais de proteção, toucas, frascos de álcool em gel e testes rápidos para covid-19.

O Ministério da Saúde afirma que, para isso, investiu mais de R$ 70 milhões em ações específicas para o enfrentamento à doença, incluindo compras realizadas pelos Distritos Sanitários. 

Fonte: Brasil 61