Ministério da Saúde autoriza compra de vacinas da Pfizer e da Janssen

Ao todo, os documentos de intenção de compra devem garantir ao Programa Nacional de Imunização 138 milhões de doses

Foi publicado no Diário Oficial da União, na noite da última quarta-feira (3), que o Ministério da Saúde dispensa a licitação para a compra da vacina da Pfizer/BioNTech. Segundo a pasta, o laboratório entregará 100 milhões de doses do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu o registro definitivo para essa vacina. A intenção de compra foi publicada sete meses depois de a empresa ofertar pela primeira vez um acordo com o Ministério da Saúde.

Já o imunizante da Janssen, parte do grupo Johnson & Johnson, será responsável por 38 milhões de doses no Brasil. Ainda não há liberação para o uso emergencial ou definitivo do imunizante no país. Segundo o Ministério da Saúde, a expectativa é de que todas as doses estejam disponíveis para o Plano Nacional de Imunização até dezembro deste ano.

A liberação da compra dessas doses saiu após a aprovação no Senado de medidas que facilitam a compra de vacinas. Entre elas, está a possibilidade de municípios e estados comprarem doses com recursos federais caso haja omissão da União.

Na tarde de quarta-feira (3), o secretário municipal de Saúde de São Paulo afirmou que negocia com a Janssen a compra do imunizante e que entrou em contato com a Pfizer para iniciar negociações com o laboratório estadunidense. Ainda não há uma previsão do número de doses que esses contratos podem render à capital paulista.

Fonte: TV Cultura