Médico de Joinville recebe alta depois de 149 dias na UTI para pacientes com Covid-19; veja vídeo

O médico João César da Rocha Santos, de Joinville, ficou quase cinco meses internado na UTI e foi transferido para o quarto na última quarta-feira (16) no Hospital da Unimed. Foram 149 dias lutando contra a Covid-19 e a vitória foi celebrada com uma homenagem de colegas de profissão e amigos.

João César é oncologista e foi internado na UTI em 20 de julho. Durante o tratamento, ele usou de uma tecnologia chamada oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO), que funciona como um pulmão artificial e passou a ser usado pela Unimed em pacientes graves com coronavírus.

O hospital não divulgou informações se o médico tem comorbidades, mas a luta contra a Covid-19 agora vai continuar em um leito de enfermaria. Na transferência de uma ala para outra, o médico foi transportado de cadeira de roda por um corredor formado por colegas e funcionários da unidade. Balões e um cartaz parabenizando pela vitória também marcaram a homenagem, além de muitas palmas.

O oncologista é formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná desde 1988 e atua há quase 20 anos no Hospital da Unimed. Também tem 24 anos de atuação no Hospital Dona Helena e no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, e atende no Instituto de Cirurgia de Joinville.

Fonte: NSC Total