Joinville, SC, é premiada como uma das cidades brasileiras que mais investe em startups

Publicado desde 2016, o ranking destaca as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em open innovation (inovação aberta) com startups, ampliando seu reconhecimento e atraindo novas oportunidades de negócios.

Neste ano, a plataforma também avaliou 250 cidades brasileiras que mais possuem projetos de startups contratados por habitante. Dessas, 25 foram premiadas e Joinville conquistou a 14ª posição.

A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira (18/10), no Rio de Janeiro (RJ). Representando Joinville, estiveram presentes líderes de grandes empresas locais que foram premiadas pelo investimento em startups, empreendedores do ecossistema de inovação, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, William Escher, que recebeu o prêmio destinado ao município.

De acordo com o secretário, a natureza industrial da cidade propicia o desenvolvimento econômico, mas a criação de ambientes como o Perini Business Park, o Ágora Tech Park, bem como toda a qualidade e inovação das empresas e startups de Joinville, estimularam o amadurecimento do ecossistema de inovação e, consequentemente, a conexão entre as startups e as indústrias.

“Joinville tem esse ecossistema vivo que reúne universidades, startups e indústrias no mesmo território. Isso facilita a possibilidade de testar uma nova tecnologia, identificar se aquela inovação faz sentido no mercado. Essa é uma dificuldade de algumas startups, ter uma ideia, mas não conseguir colocá-la em prática e ver se é o que realmente o mercado quer colher”, afirma Escher.

Desburocratização

Além do ambiente favorável, a Prefeitura de Joinville vem contribuindo para o desenvolvimento das startups por meio da desburocratização e da implantação de medidas que incentivam o empreendedorismo.

“Desburocratizamos a abertura de startups e instituímos o sandbox regulatório. Com isso, as startups podem iniciar suas atividades em qualquer local da cidade, com tributos mais baixos e possibilidade de testar a sua tecnologia dentro do município”, conclui o secretário.

A relação com todas as empresas, startups e municípios premiados no Ranking 100 Open Startups está disponível em bit.ly/RankingOpenStartups.

Via Joinville Notícias

Fonte: Joinville Notícias