Irecê registra dois óbitos com diagnósticos de dengue

São 524 registros de dengue e mais 92 casos de chikungunya. O momento é de alerta total para toda população. Esta semana, duas pessoas faleceram com sintomas da doença e, agora, os casos foram confirmados pelo Laboratório Central da Bahia (Lacen) como positivo pra dengue.

Os casos que evoluíram para óbito são de uma paciente de 68 anos, atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com febre, dores musculares, cefaleia, dores nas articulações e hipotensão severa indicando choque hipovolêmico, e um homem de 75 anos, atendido na UPA com febre, cefaleia, placas avermelhadas na pele e disfunção hepática e renal grave.
 
Prefeitura monta operação de guerra contra o Aedes Aegypti
 
A Secretaria de Saúde reuniu o Comitê de Operações Emergenciais e vai iniciar na próxima segunda-feira (25), uma grande mobilização de combate ao mosquito, com a limpeza de terrenos baldios, utilização de maquinário para drenagem de grandes reservatórios de água ou lagoas, notificação a proprietários de terrenos para limpeza imediata e entrada em imóveis particulares com presença de focos do mosquito com autorização judicial.


Também serão realizados mutirões em áreas críticas com a participação das equipes de Saúde da Família, remanejamento dos agentes de combate às endemias para povoados críticos e envio de amostras ao Lacen diariamente. O prefeito Elmo Vaz também autorizou o aumento das equipes e aquisição de novas bombas para borrifação.
 
Atendendo uma solicitação da gestão municipal, o Carro Fumacê ficará no município entre os dias 24 de abril e 11 de maio para controle vetorial em bairros com maior índice de infestação.
 
Quando e onde procurar atendimento?
 
As arboviroses (dengue, zika e chikungunya), na sua forma leve ou moderada podem apresentar sintomas clássicos como febre, mal-estar, cefaleia (dor de cabeça), manchas avermelhadas no corpo, náuseas e vômito. Podendo ainda apresentar sinais mais graves como dores abdominais fortes, vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida, dificuldade respiratória, sangramento pelo nariz, boca, gengivas ou qualquer outro sangramento e perda de consciência.
 
Para os sintomas leves e moderados a população pode procurar a Unidade de Saúde da Família do seu bairro. Já para os sintomas graves é de extrema importância que o paciente busque imediatamente a UPA ou o Hospital Regional de Irecê.
 
Essa luta é de todos. Faça sua parte!
 
Somente com a vigília constante em nossos quintais, para a retirada de vasilhas plásticas, tampas de garrafas, pneus e qualquer recipiente que acumule água, além da manutenção de reservatórios de água higienizados e cobertos é que conseguiremos evitar que outras tragédias ocorram.

Essa luta também é sua. Colabore e elimine os focos do mosquito de sua casa (Ascom/PMI)

Fonte: Ascom/PMI