Irecê conta com uma nova casa de estudantes em Salvador

Segundo o prefeito Elmo Vaz, com a criação do Programa Municipal de Assistência Estudantil (PROMAE), cerca de 150 universitários em 25 cidades do País são apoiados pela Prefeitura. “São estudantes que necessitam de ajuda pública para continuar seus estudos com o mínimo de dignidade”, afirmou, lembrando que cerca de 60 desses alunos que residiam na casa de estudantes de Salvador optaram por sair e receber a bolsa integral no valor de 300 reais até se formarem, e assim restaram apenas 20 estudantes na casa atual, o que levou a gestão a procurar uma casa compatível com a quantidade de estudantes.

A nova casa possui nove quartos e cinco sanitários, e foi alugada desde o mês de outubro para receber os estudantes. “O local possui três áreas independentes, com cozinha, área de serviço, quartos e entradas privativas, como se fossem três apartamentos distintos e independentes no mesmo imóvel”, conta o gestor. “Um dos pontos positivos do imóvel é que os estudantes podem se abrigar em três grupos separados, a exemplo de um ala somente para mulheres, além da proximidade com a estação de metrô do Campo da Pólvora”, completou.

O vice-prefeito e secretário de Assistência Social, Erício Batista, explica ainda que melhorias e adaptações poderão ser feitas no espaço, de acordo com a necessidade dos estudantes, com diálogo e negociação. “As despesas da nova casa, somando aluguel, IPTU, água e luz, são cerca de 15 mil mensal a menor quando comparadas com a casa anterior, o que irá representar uma economia anual de cerca de 180 mil reais, recurso suficiente para bancar 50 estudantes com bolsa integral”, finalizou.

Fonte: Ascom / PMI