Intervalo mínimo entre gestações deve ser de 1 ano, diz estudo

Para garantir que a próxima gestação seja segura, é necessário esperar de 12 a 18 meses após o parto para engravidar novamente. Intervalos menores podem aumentar em até 8,5% a probabilidade de parto prematuro – que pode trazer uma série de problemas de saúde para o bebê – e em até 1,2% a morte materna, de acordo com um estudo publicado nesta segunda-feira na revista científica JAMA Internal Medicine. A nova pesquisa é a primeira a investigar a relação entre o intervalo das gestações e a mortalidade materna.

A descoberta reduz o tempo de espera recomendado atualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a diretriz da entidade, o intervalo ideal entre as gestações é de 24 meses (dois anos) e o mínimo, é de 18 meses ou um ano e meio. “As descobertas de um intervalo ideal mais curto são encorajadoras para mulheres com mais de 35 anos que estão planejando suas famílias”, comentou Wendy Norman, principal autora do estudo, em comunicado.  

Os pesquisadores ainda esclareceram que, na maioria dos casos, um intervalo menor do que esse é resultado de gestações não planejadas. Portanto, é necessário garantir o acesso aos métodos contraceptivos. “Se os riscos elevados se devem ao fato de o corpo não ter tempo para se recuperar ou a fatores associados a gestações não planejadas, como a assistência pré-natal inadequada, a recomendação pode ser a mesma: melhorar o acesso à contracepção pós-parto ou abster-se de relações sexuais desprotegidas após o parto”, alertou Sonia Hernandez-Diaz, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Fonte: Veja