Ibititá: Pré-candidato Afonso Mendonça é alvo de fakenews sobre aglomeração

Ibititá: Pré-candidato Afonso Mendonça é alvo de fakenews sobre aglomeração

Nesta segunda-feira (1) o pré-candidato a prefeito de Ibititá, Dr. Afonso Mendonça (PSDB), foi vítima de fakenews – notícia falsa – em alguns sites/portais de notícias da região de Irecê. Uma foto seguida de suposta ‘denúncia’ da PM denota o seguinte: “Pré-candidato a prefeito promove aglomeração e população aciona a polícia”.

Claro que em ano de eleição, os holofotes estão voltados para os pré-candidatos e a velha política de denegrir a imagem do adversário ainda, infelizmente, é uma carta na manga para alguns e pé no tiro para outros. Foi o que aconteceu em Ibititá e recentemente em Jussara, onde acusaram o pré-candidato Dr. Tacinho de promover aglomerações, essas, sem provas concretas.

O boletim da PM diz o seguinte: “Ao chegar ao local foi constatado a veracidade do fato. A guarnição tentou contato pessoal e via telefone com o organizador, no intuito de orientar sobre a ilegalidade do evento, porém sem êxito. Os comandantes do pelotão e da Cia foram informados, onde a guarnição solicitou apoio e foram deslocadas as guarnições da Ceto, Ibititá, Ibipeba e Canarana. Que após chegar o apoio das guarnições, foi dispersada a multidão e restabelecida a ordem”.

Percebe-se que não há no boletim da guarnição, o nome de quem provocou o ato ilícito e que a mesma foi chamada somente para conter a aglomeração que, comumente, será mais uma dor de cabeça para as autoridades neste ano de euforia política e por lei, por ser uma instituição de Estado, a PM deve se manter neutra em relação à ideologia e aos interesses pessoais dos ocupantes de cargos eletivos. Uma outra foto tirada no mesmo dia e enviada à nossa redação (confira abaixo) mostra o opositor dialogando com eleitores e destaque para uma pessoa da equipe com álcool em gel 70% em mãos, respeitando a distância e utilização de máscaras, como recomenda a OMS.

FOTO TIRADA NO MESMO DIA DAS ACUSAÇÕES MOSTRA O PRÉ-CANDIDATO CONVERSANDO COM ELEITORES E RESPEITANDO AS NORMAS DE ACORDO COM DECRETO DA PREFEITURA MUNICIPAL

“Sempre houve total respeito pelos decretos municipais junto à Secretaria de Saúde”


FOTO ANEXADA A MATÉRIA DOS SITES/PÁGINAS QUE ACUSARAM AFONSO MENDONÇA

“Quero saber onde é visto os pré-candidatos a prefeito e vice. Inclusive nessa foto tem diversos apoiadores do grupo situacionista que estão com os bolsos cheio de dinheiro caturrando aposta no meio da aglomeração. Vai entender né…”, comentou o internauta Cássio Pereira, na postagem.

“Todos que estão aí foram por vontade própria, pré-candidato não chamou ninguém”, disse Samantha Nobrega.

Quem poderá conter a vontade do povo? Eis a pergunta…

Em nota pública, Dr. Afonso Mendonça, ao mesmo tempo em que parabeniza os veículos de comunicação da região, solicita retificação em relação á notícia propagada, que segundo ele, com único propósito de deslegitimar o ocorrido e suscitar falso testemunho contra sua figura pública.

Confira a nota de esclarecimento:

Prezados senhores,

Ao tempo que os parabenizo pelo excelente trabalho comunicacional em nossa região, solicito que seja feita uma retificação em relação à notícia intitulada: “Pré candidato promove aglomeração e população aciona polícia”, tendo como premissa a veracidade dos fatos e não a manipulação dos mesmos.

Por essa razão, sinto-me no dever de informa-los que em nenhum momento eu, Afonso Mendonça enquanto pré-candidato à Prefeitura Municipal de Ibititá, realizei aglomeração de quaisquer natureza no povoado de Feira Nova e/ou seu entorno, havendo sim, uma programação onde sob a companhia de algumas lideranças locais estive visitando os amigos do referido distrito e onde por ocasião houve uma manifestação popular de alguns apoiadores, essa já numa localidade distante de onde estávamos e da qual eu não possuo vinculação alguma.

Gostaria portanto de salientar também, que tanto da minha parte quanto da equipe composta por jornalista, assessores e fotógrafo sempre houve total respeito pelos decretos municipais junto à Secretaria de Saúde. Assim, afirmo que a fonte que alimentou o site com informações inverídicas, teve como único propósito deslegitimar o ocorrido e suscitar falso testemunho contra minha figura pública. Por conseguinte, espero que a verdade seja revelada, primeiro para que se faça justiça e segundo, para que não seja comprometido a credibilidade deste importante veículo de comunicação.

Cordialmente,

Afonso Mendonça, Presidente Municipal do PSDB.

Pré-candidato a prefeito de Ibititá Afonso Mendonça Foto: Reprodução

Fonte: Gilberto Neiva | 074News