Falta de água prejudica população de Irecê e região

Apesar de se ter o maior volume de chuvas em Irecê dos últimos anos, a população está sofrendo por falta de água.

Uma cena incomum está acontecendo pelos bairros da cidade de Irecê. Desde a tarde da última sexta-feita (12), moradores estão recorrendo a carros-pipas para o abastecimento de água. Há quatro dias a região está sem água devido a um rompimento na adutora do Rio São Francisco, segundo informou a EMBASA.

Moradores relatam a falta de água: “As louças estão todas sujas e não tem água para lavar. Aqui é um sofrimento muito grande. Eu já desisti de reclamar para os órgãos competentes. Nós estamos passando um sofrimento muito grande, principalmente agora na época mais quente do ano”, disse Davanir Silva, 53 anos, aposentada.

A direção da empresa responsável pelo abastecimento de água em Irecê disse que todos esses problemas serão resolvidos e falou sobre o caso. “Informamos que o abastecimento de água na região de Irecê continua interrompido, desde a última terça-feira (9), devido a um grande vazamento na Adutora do São Francisco." Disse a EMBASA, por nota.

Ainda segundo a empresa, para atender emergencialmente a região, vai colocar em funcionamento a Adutora do Feijão. Os Hospitais da região estão sendo atendidos com carro pipa.

A secretaria de educação do município, sem ter como fazer a alimentação dos alunos e fazer a manutenção das estruturas escolares, suspendeu as aulas, até restabelecer a situação.

Hotéis, restaurantes, bares e outros empreendimentos já começam a ter seus negócios afetados.

A falta de água atinge Irecê, América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Ibipeba, Ibititá, Itagauaçu, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, além dos respectivos povoados. Ibititá e Lapão apelaram para carros-pipas para abasteceram as populações mais vulneráveis.

Fonte: Gilberto Neiva \ Cultura & Realidade