EXCLUSIVO: Conheça as Famílias que governaram Irecê

Ao longo dos mais de 98 anos de história política de Irecê, 20 indivíduos ocuparam cargos de governança no município, desempenhando funções tanto como intendentes, escolhidos pelo governador, quanto como prefeitos, eleitos diretamente pela população. Esses líderes eram oriundos de diversas famílias do município, como Dourado, Lopes, Moitinho, Pimentel, Sobral entre outras. No total, contabilizamos a influência de 23 famílias no controle de Irecê.

Dentre esses 20 governantes, é interessante observar que quase a metade deles pertencia à família Dourado. Nove desses líderes, todos membros da família Dourado, governaram Irecê por um período impressionante de 44 anos e cerca de 2 meses. Completando o top 3, encontramos a família Nunes, que teve dois governantes, os quais também eram da família Dourado e governaram Irecê por um total de 14 anos. E, para finalizar, a família Sobral teve uma participação significativa no comando de Irecê, com três governantes ao longo de 13 anos.


O levantamento sobre as famílias que governaram Irecê foi realizado pela Rede Independente de Notícias, resultando em um conteúdo visual e informativo. Acreditamos que é nosso dever fornecer não apenas notícias, mas também informações e dados de forma abrangente.

Para os propósitos deste levantamento, consideramos como membros da mesma família aqueles que compartilham o mesmo sobrenome, independentemente de haver uma comprovação de ligação genealógica direta entre os indivíduos listados. Essa abordagem visa identificar padrões demográficos associados aos sobrenomes em questão.

Siga o portal no Instagram em @irecenoticias

Fonte: Rede Independente de Notícias