Estudantes do IFBA Irecê conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica

Participantes da modalidade teórica da competição no nível 5, os mesmos alcançaram 78 e 73 pontos respectivamente.

Vanessa valoriza muito o apoio recebido dos professores. "Agradeço aos professores Lucas Simões e Laís Farias por todo apoio e disponibilidade, eles foram profissionais de suma importância para a motivação e aprendizagem durante todo o processo que antecedeu a OBR" destaca.

Gabriel também destaca o poio dos docentes e do seu grupo de estudo. "Apesar do curto período de preparação, as aulas e os encontros foram de grande ajuda para a conquista das medalhas. Gostaria de agradecer ao professor Lucas e à professora Laís pelas aulas que, com certeza, me deixaram mais preparado. E a Vanessa e Tifani pelo empenho e trabalho em grupo". Seu desejo e de que " o grupo cresça para que mais pessoas possam fazer a prova ano que vem" finaliza.

Lucas Simões, um dos professores que está à frente desse projeto, destaca a relevância dessa conquista. "A nossa participação foi surpreendente. De 13 alunos que fizeram a primeira fase, 3 foram para segunda etapa e desses 2 premiados com pratas. Com notas acima de 70%", comenta o professor. "Iniciamos o projeto de robótica a menos de 1 ano, e os resultados já se mostram algo maravilhoso. Os professores desse projeto, Cássio Lima, Lais Farias e eu, estamos muito felizes pelas conquistas deles. Eles ainda podem concorrer a uma vaga na universidade com essa premiação". acrescenta. "Isso é sensacional", finaliza empolgado o professor.

Da difusão da robótica:

Essa foi a primeira participação do campus Irecê na competição, que a partir da difusão da Robótica no IFBA em geral, proporcionado através de editais da Pró-reitoria de Extensão, vem construindo ambiente para motivar e incentivar o desenvolvimento dos projetos de robótica educacional pelos discentes. O IFBA tem formado multiplicadores nos campi para estimular a continuidade e permanência dos discentes na Instituição, aumentando a auto estima e estimulando o pensamento criativo.

Várias ações tem sido feitas com intuito de difundir conhecimento tecnológico através da realização e participação em oficinas, workshop e mostras tecnológicas dos projetos desenvolvidos, possibilitando aos professores e estudantes a criação de ecossistema que estimule as equipes dos campi do IFBA a participarem de mostras e campeonatos tecnológicos, como por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade teórica e prática e a Mostra Nacional de Robótica - MNR.

Fonte: IFBA Irecê