PUBLICIDADE Siga-nos no Instagram

Estudantes do IFBA Irecê conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Robótica

  • Em Irecê
  • 14-10-2019
  • Por Irecê Notícias
img
Foto: Reprodução

Os alunos Gabriel Porto, 4º ano de Informática, e Vanessa Santos, 3º ano de Eletromecânica, do Campus Irecê do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), conquistaram medalhas de prata na 2ª fase da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, edição 2019

Participantes da modalidade teórica da competição no nível 5, os mesmos alcançaram 78 e 73 pontos respectivamente.

Vanessa valoriza muito o apoio recebido dos professores. "Agradeço aos professores Lucas Simões e Laís Farias por todo apoio e disponibilidade, eles foram profissionais de suma importância para a motivação e aprendizagem durante todo o processo que antecedeu a OBR" destaca.

Gabriel também destaca o poio dos docentes e do seu grupo de estudo. "Apesar do curto período de preparação, as aulas e os encontros foram de grande ajuda para a conquista das medalhas. Gostaria de agradecer ao professor Lucas e à professora Laís pelas aulas que, com certeza, me deixaram mais preparado. E a Vanessa e Tifani pelo empenho e trabalho em grupo". Seu desejo e de que " o grupo cresça para que mais pessoas possam fazer a prova ano que vem" finaliza.

Lucas Simões, um dos professores que está à frente desse projeto, destaca a relevância dessa conquista. "A nossa participação foi surpreendente. De 13 alunos que fizeram a primeira fase, 3 foram para segunda etapa e desses 2 premiados com pratas. Com notas acima de 70%", comenta o professor. "Iniciamos o projeto de robótica a menos de 1 ano, e os resultados já se mostram algo maravilhoso. Os professores desse projeto, Cássio Lima, Lais Farias e eu, estamos muito felizes pelas conquistas deles. Eles ainda podem concorrer a uma vaga na universidade com essa premiação". acrescenta. "Isso é sensacional", finaliza empolgado o professor.

Da difusão da robótica:

Essa foi a primeira participação do campus Irecê na competição, que a partir da difusão da Robótica no IFBA em geral, proporcionado através de editais da Pró-reitoria de Extensão, vem construindo ambiente para motivar e incentivar o desenvolvimento dos projetos de robótica educacional pelos discentes. O IFBA tem formado multiplicadores nos campi para estimular a continuidade e permanência dos discentes na Instituição, aumentando a auto estima e estimulando o pensamento criativo.

Várias ações tem sido feitas com intuito de difundir conhecimento tecnológico através da realização e participação em oficinas, workshop e mostras tecnológicas dos projetos desenvolvidos, possibilitando aos professores e estudantes a criação de ecossistema que estimule as equipes dos campi do IFBA a participarem de mostras e campeonatos tecnológicos, como por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Robótica, modalidade teórica e prática e a Mostra Nacional de Robótica - MNR.

Fonte: IFBA Irecê