Enem 2024: prazo para pedir isenção da taxa começa nesta segunda

O prazo para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começa nesta segunda-feira (15). O Inep, órgão responsável pelo exame, ainda não divulgou o valor da inscrição. Na edição de 2023, assim como em anos anteriores, o valor para quem não tinha isenção foi de R$ 85.

Os pedidos de isenção devem ser submetidos na Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) com o login do gov.br até 26 de abril.

As pessoas com direito a isenção de taxa são os estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas; alunos que estudaram durante todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais da rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 1.980); cidadãos em vulnerabilidade social, membros de família de baixa renda com inscrição no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Os resultados das isenções saem no dia 13 de maio. Participantes que estavam isentos no Enem 2023, mas não fizeram a prova podem entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção.

O prazo para o pedido e da justificativa de falta vão até o dia 26 de abril. Os candidatos que não forem aprovados para receber a isenção poderão entrar com recurso a partir do dia 13 de maio, com prazo até dia 17 do mesmo mês.

Fonte: G1 Bahia