Em São Gabriel, moradores reformam cadeiras de rodas e doam para pessoas carentes

Edivânia Soares da Silva, 48 anos, professora, conhecida como “Teica” é a idealizadora do projeto – que ainda não tem nome – que reforma cadeiras de rodas, empresta e também as devolvem aos proprietários com estrutura para ser utilizada por mais tempo; em outro casos, o projeto doa o equipamento à pessoas sem condições financeiras.

“Já trabalho com crianças especiais, eu faço vários trabalhos sociais, um deles é a reforma de cadeiras de rodas. A gente começou já faz uns 4 anos, porque fica muito difícil a gente comprar cadeiras novas, o recurso é muito pouco, então a gente percebeu que precisava deste aparato aqui né?”, comentou.

A professora nos conta que a iniciativa começou quando percebeu a necessidade após uma viagem pela cidade e se deparou com muita gente, necessitando, sem cadeiras de rodas. Chamou alguns parceiros e começou a divulgar o projeto. Um deles é o radialista e proprietário da rádio Líder FM, Jota Sidney, que já tem um projeto parecido e conseguiu várias outras cadeiras para ajudar na ação.

Além de atender pessoas com dificuldade locomotiva, o grupo atende à pessoas debilitadas, que por alguma razão, sofreram lesões graves e precisam do objeto. Também pessoas com câncer, idosos e etc. Só na região mais de 350 cadeiras já foram doadas e mais de 1mil pessoas contempladas.

A gente quis saber de Teica qual caso mais lhe emocionou e nos contou o seguinte:

“Tem vários, mas teve uma senhora que a gente chegou na casa dela e era bem escura e eu não entendi porquê tinha várias cordas amarradas nas telhas, ai eu falei: Por que têm este tanto de cordas? (indagou)

– Não, aqui é pra eu levantar, porque minha cadeira de rodas quebrou e eu não tenho condições de comprar outra, disse a senhora.

Aí quando a gente levou a cadeira (nova), a primeira coisa que ela fez foi ir ao quintal olhar as galinhas, risos”, completou.

Atualmente o projeto tem apoio da Prefeitura de São Gabriel e conta com uma equipe para fazer a ação ir além, voluntários se revezam e colocam a mão na massa (cadeira). Infelizmente, eles não conseguem atender à todos e por isso carecem de doações e você pode ajudar, seja como voluntário ou ajudando com cadeiras que não utilize mais e também auxílio financeiro. É só clicar aqui que automaticamente abre a janela do aplicativo do Whatsapp, contribua!

Informações Gilberto Neiva 074 News