Elmo Vaz fala pela primeira vez sobre a sua sucessão e preferência para 2024

Com o ciclo governamental liderado pelo prefeito Elmo Vaz ultrapassando a metade da sua segunda gestão, o que mais inquieta e começa a provocar questionamentos em todos os recantos da região e especialmente de Irecê (grande novidade!) é quem será o sucessor, ou a sucessora daquele que tem sido apontado como o melhor prefeito de todos os tempos em Irecê, que agora vive a chegada das reflexões de nova escolha para a chefia do Poder Executivo.

Até o presente momento, Elmo Vaz não havia sinalizado nenhuma tendência de apoio. As suas diferentes aparições com distintos agentes do seu governo, vereadores e empreendedores do seu ciclo de relações políticas, costumam gerar murmurinhos, envolvendo nomes que poderiam ser o ou a escolhido/a.

A C&R Pesquisas, que mantém notáveis 100% de acertos em pesquisas eleitorais ao longo dos seus 36 anos de atividades, visitou todas as comunidades rurais de Irecê e bairros da sede municipal, para avaliar o governo e identificar a sua importância no processo eleitoral para o ano que vem. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

A coleta dos dados se deu no último período de 14 a 17 e ouviu 860 entrevistados de ambos os sexos, diferentes gerações, condições socioeconômicas e formações. De acordo com os levantamentos, a gestão do prefeito tem aprovação de 80,24% (soma dos quesitos ótima 13.84%, boa 43.26% e regular 23.14%). Apenas 13,14% dos entrevistados a reprovam. Não quiseram ou não souberam opinar somam 6,62%.

Quanto à influência do prefeito na decisão do voto para as eleições de 2024, os que admitem votar em candidato apoiado por Elmo Vaz, em números fechados, somam 53%, os que declaram votos em candidatos de oposição são 18% e os que não quiseram ou não souberam opinar totalizam 29%.

PREFEITO SE MANIFESTA PELA PRIMEIRA VEZ SOBRE A SUCESSÃO

De posse dos dados acima, o site Cultura&Realidade procurou o prefeito, no início da tarde desta sexta-feira, 19, por telefone, para saber se ele já tinha definido qual o nome do grupo que será trabalhado para sucedê-lo, a partir de janeiro de 2025.

Elmo Vaz, que se encontra em Salvador, onde teve agenda com o governo do estado e a ministra da saúde, pela manhã, foi taxativo em dizer que não é dono do projeto político liderado por ele neste momento. “Não sou dono deste projeto. Fui escolhido como candidato em 2016 por uma aliança de partidos de oposição à época. As diferentes lideranças partidárias e comunitárias, que militam em diversas organizações sociais e até individualmente na vida comunitária, aprovaram o projeto, que foi eleito e reeleito pelos cidadãos e cidadãs ireceenses. Cabe a estes companheiros e companheiras avaliarem e decidirem o melhor nome”, disse.

PREFERÊNCIA É PELA CANDIDATURA DO PSB

Insistindo na tese da preferência do mesmo, o prefeito sinalizou à nossa redação, apenas uma preferência e critérios possíveis. “Compreendo que o meu partido, pela confiança que teve na minha liderança, o PSB, para tocar adiante este vitorioso projeto, deva ter o candidato majoritário e me empenharei para que o nome escolhido seja o da minha base partidária, mas entendo que democraticamente temos de definir critérios. A meu ver o melhor nome será aquele que reunir competências executivas, habilidades no trato com as pessoas, que aglutine o maior número de aliados do grupo e que esteja bem pontuado nas pesquisas de opinião pública”, disse o prefeito, exclusivamente para o site Cultura&Realidade.

Muito querido pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), Elmo Vaz foi um dos principais articuladores da grande virada eleitoral na região de Irecê, para a eleição do novo governador baiano.

Para ele, “não existe eleição fácil e muito menos eleição ganha, a não ser que seja candidatura única. As eleições gerais de 2022 foi um grande exemplo. Vamos continuar na mesma batida de sempre: diálogo, união, conquistas de mais lideranças que hoje ainda não marcham conosco, muito trabalho e humildade. Não faço política de sapato alto. Ainda temos muito tempo pela frente e nossa prioridade será as entregas. Só vou parar pra cuidar das eleições a partir de março de 2024. Até lá quem se achar capacitado e tiver vontade de se lançar por conta própria tem todo direito. Não me acho no direito de vetar ninguém. Só não posso permitir que uns queimem os outros, dentro do próprio grupo, porque dessa forma todos saem perdendo”.

“MINHA TAREFA”

Concluindo a prosa, o prefeito destacou:

“Nosso grupo possui bons nomes, muito embora sei que muitos gostariam, mas a chapa só cabe dois. Essa será minha tarefa: coordenar esse processo de escolha dentro de critérios negociados com os partidos e vereadores da base, e ao mesmo tempo manter o grupo unido”, finalizou.

Fonte: DA REDAÇÃO I Cultura&Realidade