Duração média dos casamentos cai de 18 para 15 anos na Bahia, diz IBGE

Embora o número de casamentos esteja aumentando na Bahia, a duração média das uniões está se reduzindo. Em 2007, no estado, os casamentos duravam, em média, 18 anos.

Dez anos depois, em 2017, o tempo médio entre o casamento e o divórcio caiu para 15 anos. É o que revelou a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira (31) com os resultados das Estatísticas do Registro Civil 2017. A pesquisa traz informações dos Cartórios de Registro Civil de todo o país, referentes a nascimentos, óbitos, casamentos e divórcios.

Apesar do encurtamento de três anos, os casamentos em média duram um pouco mais na Bahia do que no país como um todo. No Brasil, em 2007, o tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio era de 17 anos. Em 2017, caiu para 14 anos.

No ano passado, os casamentos eram mais longos, em média, no Piauí (18 anos), Rio Grande do Sul (17 anos) e Rio Grande do Norte (16 anos). No outro extremo estavam Rondônia (11 anos), Acre (11 anos) e Mato Grosso do Sul (12 anos). 

Fonte: Acorda Cidade