A bandeira do Brasil celebra, nesta terça-feira (19), 135 anos, mesma data que é comemorado o Dia da Bandeira. A celebração acontece desde 1889, quatro dias após a Proclamação da República no país.
A atual bandeira, criada para apagar os símbolos relacionados à monarquia, foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira e Décio Vilares. O dia 19 de novembro marca o dia em que a versão que conhecemos até hoje se tornou oficial, por meio do Decreto n.º 4, emitido por Deodoro da Fonseca.
Um dos símbolos mais importantes do Brasil, junto do Hino, as armas e o Selo Nacional, a bandeira nacional manteve as cores da bandeira antiga — cuja cor verde representaria a casa de Bragança, de Dom Pedro I, e o amarelo representando a casa de Habsburgo, da Imperatriz Leopoldina —, mas foram ressignificados: com o verde simbolizando a riqueza de florestas e a vasta natureza no país; e o amarelo homenagiando as riquezas dos recursos naturais brasileiros.
Por sua vez, o azul e a constelação, que não tem ligação com a família imperial, correspondem ao céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889. As 27 estrelas representam os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, que, ao contrário do que muitos pensam, não é representado pela estrela acima da faixa — esta corresponde ao estado do Pará.
A bandeira brasileira também possui um lema "Ordem e Progresso" escrito em uma faixa branca, inspirado pela corrente de pensamento conhecida como positivismo, baseado em uma frase do filósofo francês Auguste Comte.