Da roça ao doutorado em três meses; conheça a história de superação de Suelem, do município de Central

Suelem é um grande exemplo para alunos de toda a região de Irecê. Tudo é possível, independentemente da condição social

Da roça ao Doutorado em três meses. Suelem Soares dos Santos, nasceu e cresceu na zona rural do município de Central, BA, povoado de mamoeiro, onde morou e trabalhou na roça junto com seus pais. Teve seu estudo concluído em escolas públicas, tendo cursado o ensino fundamental em escola municipal e ensino médio em colégio estadual. Sempre quis cursar psicologia, mas por não poder pagar pelo curso, optou pelo curso de Manutenção Industrial no IFBA Irecê, pela facilidade no ingresso.

Entrou na primeira turma do curso na Região de Irecê e, logo após o ingresso, tomou gosto pelo curso, sendo a única entre os 36 alunos que formaram a primeira turma a terminar o curso até o momento.

Até o momento de sua conclusão de curso ela continuou trabalhando na roça com seus pais.

Um mês após conclusão do curso, Suelem foi aprovada no concurso para professor substituto naquela mesma instituição, tendo passado da condição de aluna e trabalhadora rural para professora em menos de um mês.

Dois meses após a conclusão do curso, conseguiu a aprovação para o curso de doutorado no Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE).

Hoje, na condição de doutoranda, ela reconhece a importância de se dedicar ao que faz e contar com a ajuda de professores que incentivam o desenvolvimento do aluno.

Texto por Léo Alecrim