Coronavírus: Sobe para 25 o número de casos confirmados em Irecê; Prefeito anuncia lockdown no bairro Asa Sul

O prefeito Elmo Vaz (PSB) anunciou na noite desta segunda-feira (8), em live, mais 6 casos positivos do novo coronavírus em Irecê, totalizando 25, desses 11 estão recuperados. Elmo falou também que foram feitos testes em massa e a partir de amanhã (9), em novo decreto, o bairro Asa Sul será fechado, por ser o que tem mais casos ativos no momento e como forma de barrar o vírus.

Trata-se de um caso importado vindo de São Paulo que contaminou mais cinco da família nos bairros Asa Sul e Recanto das Árvores, neste mesmo núcleo serão testados os suspeitos que tem ou teve vínculo com o contaminado. Os novos positivos tiveram contato com um caso positivo anterior, sendo eles uma criança de 4 anos, um adolescente de 13 anos, dois homens de 22 e 23 anos e duas mulheres de 26 e 44 anos.⁣

Os bairros onde já tem casos positivos confirmados são o Asa Sul, Centro, Copirecê, Fórum, Iêda, Lagoa do Tió, Paraíso, Paulo Freire e Recanto das Árvores.⁣

Ao todo foram realizados 310 testagens, e registrado apenas 1 caso positivo. Os testes foram feitos em parceria com a Universidade de Pelotas. Segundo Tarcísio Oliveira, coordenador da Vigilância em Saúde de Irecê, a expectativa é chegar a 4 mil pessoas avaliadas.

Até agora já foram 635 testes, entre testes rápidos, do Lacen e pela Universidade de Pelotas, 93 pessoas sendo monitoradas, 18 testes no Lacen aguardando resultado e 592 negativos. Dos 25 casos, apenas 1 precisou de internamento, que pode ser considerado estado grave.

“Sobre as pessoas que estão sendo monitoradas, uma preocupação, infelizmente o município não tem o poder de amarrar, prender, de colocar qualquer tipo de dispositivo que impeça as pessoas de saírem de casa”, disse o prefeito.

Outra novidade também é que os idosos da ABAI e seus cuidadores serão testados, assim, como o pessoal da segurança/saúde e outros grupos que tem uma aproximação maior com a população em geral. Sobre o comércio de Irecê, Vaz afirmou que não está sofrendo pressão para manter aberto, apenas seguindo recomendações técnicas e estudadas.

“Na condição de ser político, prefeito de Irecê, quando digo que a situação está sobre controle, não é da minha cabeça, eu estou falando isso em dados comparativos, casos positivos por cada 1 mil habitantes. A situação de Irecê para 75 mil habitantes, graças a Deus, está sobre controle”, finalizou o gestor.

AÇÕES PARA CONTER O VÍRUS

Segundo a Prefeitura, já foram distribuídas mais de 80 mil máscaras: “Ou seja, é como se fosse, em média uma máscara para cada habitante e temos mais para distribuir”, comentou o prefeito.” Barreiras sanitárias, também, foram montadas e ultimamente foi decretado lockdown no povoado de Lagoa Nova, por está próximo a João Dourado, cidade que lidera em casos confirmados na região de Irecê, e agora no bairro Asal Sul.

Confira o boletim atual:

Por Gilberto Neiva/074 News