Comércio fecha as portas na segunda-feira (04) pelo Dia do Comerciário

Os estabelecimentos comerciais de Irecê e região não abrirão na próxima segunda-feira (04), o feriado será em comemoração ao Dia dos Comerciários. Geralmente o feriado consta na CCT – Convenção Coletiva de Trabalho, no entanto como o acordo trabalhista entre as classes ainda não foi fechado para 2019.

As entidades representativas, se reuniram e homologaram um acordo entre o Sincom – Sindicato do Comércio de Irecê e Região e o Secir – Sindicato dos Comerciários de Irecê e região, para que o dia do comerciário pudesse se manter em sua data de comemoração orginal, que é a semana de carnaval.

As duas entidades firmaram um acordo sindical, publicado nesta quarta-feira (13), decidindo pela não abertura do comércio. “Não haverá trabalho para a categoria comerciária, sem prejuízo da remuneração e/ou repouso remunerado”, diz um trecho da nota. O documento também estipula multa igual ao piso salarial da categoria para comerciantes que infringirem o acordo sindical, revertendo a multa para a parte prejudicada.

Ainda não obtivemos informações sobre o funcionamento da prefeitura Municipal de Irecê e se haverá alguma mudança na feira livre de nossa cidade. Assim que houver a publicação do decreto, faremos a publicação para os lojistas e leitores de nossa página.


Fonte: CDL-Irecê