Chapada: Fogo atinge projeto Sempre Viva em Mucugê

A Chapada Diamantina registra foco de incêndio que já compreende duas cidades da região. O fogo que começou essa semana nas imediações do Rio Piaba em Andaraí já se alastrou até a vizinha Mucugê e já atingiu a reserva ambiental do Parque Municipal.

As chamas destruíram parte do projeto Sempre-Viva, que tem base no Parque, segundo informações do jornal Correio 24h. Fogo e fumaça tomaram conta da paisagem justamente no momento de reabertura da Chapada Diamantina para o turismo.

Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar, Francisco Telles, disse que a situação já está mais controlada em Andaraí, mas as condições climáticas têm ajudado para o alastramento do fogo, principalmente por causa do vento. Segundo ele, o fogo começou na terça-feira (6) e tudo indica que foi provocado por pessoas.

Veja o vídeo:

Em Mucugê, carros-pipas foram colocados à disposição para controlar o incêndio, mas vento e temperatura tem dificultado o trabalho dos brigadistas. O fogo já avança para os limites da cidade, nos limites do rio Cumbuca. O incêndio já consumiu grande parte do Parque Municipal de Mucugê e a Cachoeira do Tiburtino está fechada para visitas.

A coordenação do Projeto Sempre-Viva disse em nota que o fogo danificou irreparavelmente a vegetação e a paisagem no entorno do centro de visitantes.

Nas redes sociais, usuários criaram uma campanha de arrecadação de dinheiro para os brigadistas voluntários da Chapada. O valor será usado para a logística e transporte dos brigadistas até os locais dos incêndios para que trabalhem no combate às chamas.

Por Ales Alves/Irecê Notícias