Chapada Diamantina: Grande incêndio na Serra do Sincorá entre Ibicoara e Iramaia

O grande incêndio florestal que atinge região da Serra do Sincorá, entre os municípios de Ibicoara e Iramaia, na Chapada Diamantina, foi combatido durante toda a noite e madrugada de segunda (2) para terça (3), mas ainda é preocupante por ter se concentrado em área de difícil acesso e por estar próximo de nascentes de rios. Ao menos 15 brigadistas atuaram no primeiro combate que deve ter o reforço de mais 25 voluntários durante a noite desta terça. A esperança é que a noite chova, já que o dia foi nublado.

“Estivemos na região do Sincorá hoje [terça] e o fogo só está em cima da serra e não tem como brigadista subir para debelar as chamas. Na serra ao lado ainda tem muito fogo e pelo lado de Ibicoara não dá mais para ver as chamas, mas dá para avistar a fumaça por trás da serra. Eu acredito que vai chover, o céu está fechado e graças a Deus de noite deve chover, mas tem muito fogo ainda”, salienta o presidente da brigada ‘Os Guerreiros’, Edvaldo Miranda, em contato com o Jornal da Chapada.

A brigada ‘Os Guerreiros’ teve o apoio da prefeitura de Barra da Estiva para apoiar os combatentes de Ibicoara. “Os brigadistas saíram 19h de ontem [segunda] e combateram o fogo a noite toda. Eu fui pelo dia para fazer o rescaldo do local que foi combatido, mas a serra tem muito fogo, agora está descendo para as nascentes. É o que preocupa mais. É muito triste ver a serra queimar, mas aqui o local é bem alto, de difícil acesso. Não tem como a gente subir. Estamos retornando para Barra da Estiva, agora vai ter de esperar o fogo descer para ter um acesso melhor para combater ele. O fogo está em cima da serra, não tem como fazer mais nada”, completa Miranda.

De acordo com secretário de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, Luiz Pimenta, o governo estadual já foi avisado sobre a proporção do fogo. “Já contactamos o governo estadual, os bombeiros militares já vieram e estamos aguardando dois Air Tractors no aeroporto de Mucugê, já com um carro-pipa para abastecer”. Pimenta ainda informa que os voluntários e bombeiros civis estão mobilizados no combate.

Fonte: Jornal da Chapada