IFBA Campus Irecê produz protetores faciais para os profissionais de saúde que estão lutando contra a Covid-19

O Campus Irecê, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), entra na lista das instituições que estão produzindo barreiras mecânicas contra respingos (máscaras faciais) conhecidas como Face Shield. A ação visa à produção desses equipamentos para aumentar a vida útil das máscaras utilizadas pelos profissionais de saúde, que estão na linha de frente nos hospitais, lutando contra o Covid-19. A fabricação é feita de forma colaborativa e voluntária de Makers, com impressoras 3D, por profissionais de saúde, pesquisadores, professores, alunos e colaboradores em diversas áreas.

A participação do Campus Irecê partiu de um convite da Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI) do Governo do Estado da Bahia, ao Diretor-Geral, Jeime Andrade. A secretaria disponibilizou a impressora 3D para realização das atividades. A intenção é fornecer gratuitamente os EPIs fabricados em impressoras 3D para os profissionais de saúde da rede pública do Estado da Bahia. Com esse equipamento é possível ampliar o campo de proteção em procedimentos médicos. 

Além da parceria com a SECTI, o campus conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e Prefeitura Municipal de Irecê. 

No Campus Irecê o projeto está sendo coordenado pelo professor Raphael Cardoso, com a colaboração dos servidores Reginey Barbosa, Gustavo Falcão da Silva, Leonardo de Jesus, Silvia Garcez, Iza Souza, Carlos Vinícios Almeida, Bruno Luiz Lemos e Deiky Lorhan Monteiro.

Raphael destaca que “a realização do projeto traz a oportunidade do IFBA Campus Irecê contribuir ativamente na luta contra a pandemia do novo Coronavírus que assola o mundo atualmente. Sendo assim, através desse ato de solidariedade, a instituição proporcionará melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde da nossa região no combate à pandemia”. “Eu me sinto grato e feliz em poder contribuir de alguma maneira nesse momento em que é preciso unir forças para o bem de todos. Espero que a nossa atitude possa ajudar direta e indiretamente muitas pessoas na nossa região”, conclui o docente.

Após sua impressão, os dispositivos passam por processo de higienização e são entregues às Unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), é responsável por coordenar a distribuição nas Unidades Hospitalares do sistema público.

Entrega feita no Hospital Regional de Irecê

A entrega do primeiro lote de impressões foi feita hoje, 20, no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. Foram entregues 26 máscaras, que serão usadas nessa unidade de saúde. A direção do hospital agradeceu a doação e reconhece que veio em boa hora. "Em nome do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce,  agradeço a doação das  máscaras face shield pelo IFBA Irecê. No cenário atual é um equipamento de proteção individual de grande importância para proteger os nossos colaboradores em suas atividades junto à assistência ao paciente, colaborando com a segurança de todos", explica Celso Rangel Júnior, líder geral do Hospital Regional de Irecê.

Fonte IFBA Campos Irecê