Butanvac: Instituto Butantan desenvolve vacina brasileira contra Covid-19

Imunizante será integralmente desenvolvido pelo Instituto Butantan e usará a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe

O Instituto Butantan desenvolveu uma vacina brasileira contra o coronavírus, a Butanvac, e irá pedir à Anvisa para iniciar a testagem do imunizante.

O governador do estado de São Paulo, João Doria (PSDB), informou durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (26) que o governo prevê 40 milhões de doses da Butanvac a partir de julho.

A coletiva desta sexta anunciou a criação da Butanvac, uma vacinal nacional contra a Covid-19. 

O imunizante será integralmente desenvolvido pelo Instituto Butantan e usará a mesma tecnologia utilizada na vacina contra a gripe. 

Segundo Doria, o início da produção da Butanvac está previsto para maio e "portanto, teremos condições para iniciar a vacinação com as 40 milhões de doses, se possível, em julho". 

O investimento para a produção do novo imunizante virá do governo estadual e do próprio Instituto Butantan.

Doria informou ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) receberá ainda nesta quinta as informações necessárias para iniciar as avaliações que possam permitir o início dos testes da fase 1 em voluntários "seja iniciada imediatamente". "Nesse momento, o senso de urgência é o senso de respeito", disse. 

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que a produção da Butanvac não afetará em nada a produção da Coronavac, desenvolvida pelo Butantan em parceira com o laboratório chinês Sinovac. 

Fonte: CNN Brasil