PUBLICIDADE Siga-nos no Instagram

Anvisa decide banir gordura trans dos alimentos industrializados até 2023

  • Em Brasil
  • 17-12-2019
  • Por Irecê Notícias
img
Foto: Reprodução

A gordura trans é formada através de um processo químico e é usada para melhorar o aspecto e aumentar o prazo de validade de alimentos industrializados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (17), por unanimidade, uma resolução que determina a eliminação da gordura trans nos alimentos industrializados no Brasil até 2023.

Agordura trans é formada através de um processo químico e é usada para melhorar o aspecto e aumentar o prazo de validade de alimentos industrializados.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a eliminação global desse ingrediente pode evitar 500 mil mortes por ano. A gordura trans eleva o colesterol ruim, reduz o colesterol bom e aumenta o risco de infarto e AVC. Ela está presente em alimentos como pipoca de micro-ondas, pizza e salgados congelados e também no creme para café. 

Adecisão da diretoria colegiada do órgão estabeleceu que o processo ocorrerá em duas etapas:

1) a adequação da indústria alimentícia ao limite de até 2% de gorduras trans sobre a quantidade total de gorduras do alimento produzido, o que deve ocorrer até 1 de julho de 2021;

2) a eliminação total de ácidos graxos trans da composição de produtos até 1º de janeiro de 2023

Fonte: Metro1