Alunos do IFBA são finalistas da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

Alunos do IFBA são finalistas da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos

O tema deste ano é “Cidades Inteligentes e Sustentáveis”.

Os alunos Rodrigo Alberto e Andjise Souza, estudantes do 4º ano do curso Técnico de Nível Médio em Informática - Forma Integrada, do IFBA - Campus Irecê, sob orientação do Professor Gustavo Falcão e apoio do Professor Rogério Vilas Boas, são finalistas da 4ª Olimpíada Nacional de Aplicativos, promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

Através da proposta de uma ferramenta colaborativa, intitulada ‘Ecoligente’ os estudantes buscam dinamizar e tornar mais eficiente o processo de coleta e descarte de resíduos sólidos nas cidades brasileiras. Utilizando de técnicas de geolocalização presentes em dispositivos móveis, o aplicativo Ecoligente permite ao usuário mapear pontos com problemas de acumulo de resíduos, sugerir novos espaços destinados à coleta seletiva além de servir de plataforma para conscientização e informação sobre o descarte correto de resíduos. Todas as informações encaminhadas pelos usuários do aplicativo serão enviadas para as empresas responsáveis pela coleta de lixo. Através dessas informações será possível reorganizar itinerários e períodos de coleta dos resíduos, tornando mais dinâmico e eficiente todo o processo.

A quarta e última etapa da Olimpíada põe a prova a aceitação social da proposta por meio da divulgação do vídeo-pitch do aplicativo. Minutos visualizados, curtidas e o número de visualizadores distintos da publicação original estão sendo utilizados como critérios de classificação.

A equipe Ecoligente conta com sua participação nessa fase final da competição! Acesse o vídeo-pitch da  equipe.

Fonte: Da Redação