ALI tem novos membros, entre eles, Hebert Durães

Na última solenidade de posse de novos membros, a Academia de Letras de Irecê – ALI, que ocorreu no último dia 2, sob a presidência do escritor Jorge Galvão, acolheu os seguintes autores: Maria Salomea, João Misael Tavares Lantyer e Henrique Dourado Primo, como membros correspondentes. Hebert Durães, Professor Adelmo Dourado e Medson Janner da Silva, na condição de membros efetivos, Dr. Luiz Alberto (da Codevasf), José Carlos Dourado das Virgens e Fabiano Bia, membros beneméritos.

A partir desta edição, o site Cultura&Realidade coloca à disposição da ALI, este espaço para divulgar a biografia e obras dos seus membros efetivos. Inaugurando esta iniciativa, destacamos o Mestre em Direito, Professor e Coordenador do curso de Direito da FAI – Faculdade de Irecê, Hebert Durães.

Formado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPE) na Paraíba, o Professor Hebert Durães deixou Irecê aos 20 anos para ingressar no curso que sempre sonhou e que, até então, não existia em Irecê. Seu acesso foi facilitado pelo ProUni – Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, após avaliação seletiva do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, conseguindo 100% da cobertura do programa.

Na cidade paraibana, se destacou pelo seu desempenho acadêmico e ainda no período de estágio auxiliou no setor jurídico de uma loja de departamentos, com o qual dividiu, nos dois anos seguintes, sua agenda com o Mestrado na Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Pouco tempo depois, foi convidado para lecionar no curso de Direito da Universidade Internacional da Paraíba, quando inaugurou sua carreira na docência, em 2013. De lá para cá não saiu mais da sala de aula. “Estar com os alunos é muito prazeroso, é uma troca permanente de saberes, inovações e aprendizado de qualidade”, diz ele, que também assumiu funções administrativas.

Em 2017 ingressou como docente na academia originária, a UNIPE, onde, no ano seguinte, se tornou coordenador da Faculdade de Direito. No mesmo ano, 2018, o Professor Marcos Carvalho, da escola Cometa e do Polo Unopar/Irecê, manteve contato, o convidando para o desafio de implantar o curso de Direito em Irecê, pela FAI. Desafio aceito.

O Mestre Hebert Durães, então, teve a oportunidade de elaborar o projeto para criação e implantação do curso de Direito na sua cidade natal, o que fez bem feito, sendo aprovado com louvor pela Comissão Técnica do MEC – Ministério da Educação, que veio avaliar “in loco”, em sessão ocorrida na cidade ireceense.

Como era de se esperar, a direção da FAI, após a aprovação do projeto, o intimou para coordenar a implantação do curso e Hebert então não pensou duas vezes. Comunicou aos seus alunos e diretores da UNIPE, arrumou as “trouxas” de panos, livros e memórias e arribou para a sua terra natal, onde está até o presente momento, coordenando e lecionando no curso de Direito da FAI.

OBRAS

O professor Hebert Durães tem 8 livros solos publicados, 2 em coautoria, 15 capítulos de livros e 4 obras coletivas organizadas. Algumas obras foram publicadas por editoras reconhecidas no cenário nacional, a exemplo da Editora Saraiva, Editora Rideel e Editora Letramento. Os livros podem ser encontrados nos sites das editoras e também no amazon.com.

Uma das obras em destaque é o livro “2020 – o ano que mudou o mundo”, publicada pela Editora Letramento, que foi dividida por grandes nomes do Direito e da política no Brasil. Entre eles, se destacam o ex-Senador Álvaro Dias, o ex-Procurador Geral da República Rodrigo Janot, Fernando Capez, William Douglas, Marcelo Hugo da Rocha, entre outros.

MEMBRO EFETIVO DA ALI

Na oportunidade da posse como membro da ALI, no último dia 2, tendo assento em cadeira que tem como patrono o polímata, jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo, jornalista, tradutor e orador Ruy Barbosa, o Professor Hebert Durães destacou sua estada por 13 anos na Paraíba e que seu retorno para Irecê, marcado pelo compromisso de contribuir com a educação e cultura da região, ao passo em que dá a sua retribuição para a sociedade ireceense.

Ainda em sua fala ele relembrou: “o gosto pela escrita nasceu das provocações da minha mãe, a professora Ari e foi impulsionada pelo incentivo de João Gonçalves, que abriu espaço nas páginas do Jornal Cultura e Realidade, ainda na versão impressa, para que, ainda estudante de Direito, pudesse contribuir com textos voltados para educação jurídica”.

RELAÇÃO DAS OBRAS PUBLICADAS POR HEBERT DURÃES

Algumas obras autorais (solo):

1-Teoria do Direito – Introdução ao estudo da Ciência Jurídica (Amazon);

2-Teoria e História do Direito – Coleção RideelFlix (Editora Rideel);

3-Manual de Direito Empresarial (Editora Letramento/Casa do Direito);

4-Matéria legislativa recorrente na primeira fase do Exame da OAB (Amazon);

5-Pessoas, Bens e Fatos Jurídicos (Amazon);

6-Nova Lei de Recuperação e Falência Empresarial (Editora Rideel);

7-O Pacto de Jogo ou Aposta entre Deus e o Diabo: a teodiceia de Jó à luz das Escrituras Bíblicas e do Direito Civil Brasileiro (Amazon);

8-Nova Lei de Franquia Empresarial (Amazon);

Algumas obras em coautoria e capítulos de livro:

1-Temas relevantes do Direito do Consumidor (Editora Universitária da UFPB);

2-Completaço passe na OAB – Direito Empresarial (Editora Saraiva);

3-Direito do Consumidor – Coleção RideelFlix (Editora Rideel);

4-Direito Empresarial – Coleção RideelFlix (Editora Rideel);

5-Gran Vade Mecum Civil e Empresarial (Editora Rideel);

6-Questões comentadas OAB (Editora Saraiva);

7-Simulados inéditos para OAB (Editora Saraiva);

8-2020 – O ano que mudou o mundo (Editora Letramento/Casa do Direito);

9-Nova Lei de Licitações Públicas – Aspectos práticos (Editora Rideel);

10-Direito do Consumidor Cotidiano (Amazon);

11-10 Dicas Para Progredir no Estudo Remoto (FAI)

ACADEMIA DE LITRAS DE IRECÊ

Saiba mais sobre a ALI, inclusive quem são seus membros e patronos, no link: https://academiadeletrasdeirece.org/membros/

Fonte: Cultura & Realidade / João Gonçalves