Adailton Jr: Enfermeiro e ciclista amador conta como começou no esporte que cresce na região e atrai interessados
Muitas pedaladas, muita energia boa, aventuras, ladeiras e, que o esporte cresça em nossa cidade, aumentando o número de ciclistas. Menos sedentarismo e mais saúde!—  Adailton Jr

Como e quando a bike entrou em sua vida?

Sou iniciante no esporte, faz apenas 3 meses que estou pedalando, mas já virou um vício. A bike entrou em minha vida após o 1° Pedal de Barra do Mendes, um evento de cicloturismo que aconteceu na cidade, no dia 29 de Julho, a partir deste dia, decidi que iria iniciar no esporte. Tive como grande facilitador, incentivador e inspiração meu irmão, Nestor Eduão, um amante do ciclismo. Iniciei no pedal exatamente no dia do 1° Pedal de Ibipeba, que aconteceu dia 05 de agosto, ainda não participando do evento. A partir daí comecei meus treinos, participando de alguns eventos de cicloturismo realizados por algumas cidades da Bahia (Jussara, Iraquara, Jacobina, Irecê). Meu pedal mais longo,  foi o que chamamos por aqui de, a volta da França, 140 km de muitas pedaladas.

Como é sua rotina com a bike, usa no dia a dia ou apenas nos fim de semana?

Uso quando bate aquela vontade de ver o pedivela girar, não tenho uma rotina. Às vezes uso durante a semana, em algum pedal matutino com turma, ou até mesmo para ir ao trabalho. Os finais de semana ficam para treinos mais longos, ou não. <risos>

Você participa de um grupo de ciclistas, como é feita a organização para escolha de data e roteiro? A participação no grupo é livre ?

Sim, participo de dois grupos, Ibipeba MTB Clube e BM Bike. Os roteiros e datas surgem através de algum(ns) integrante(s) do grupo, que deseja(m) fazer aquele percurso, e faz o convite aos demais. Para participar do grupo só precisa ser ciclista e ter algum vínculo com a cidade.

img

Qual é o conselho que você pode deixar a uma pessoa que queira ingressar nesse esporte?

Procure conversar com alguém que já pratica o esporte, uma coisa muito legal são as amizades que a modalidade proporciona. Talvez a primeira experiência não seja tão prazerosa, pois seu corpo pode não está habituado aos movimentos, assim como em outro tipo de atividade física.

Qual o preço inicial de um bike para começar no esporte?

Isso depende muito do quanto você pode, e quer investir. As bicicletas de entrada para a prática no esporte, apresentam aspectos superiores às bicicletas mais simples comercializadas no mercado, com componentes de bom funcionamento. Acredito que bikes acima de 1.600,00 , devido apresentarem um conjunto um pouco melhor, e com boa relação custo benefício. Mas indico sempre conversar com alguém experiente, isso facilitará sua escolha.

Além da bike quais são os equipamentos essenciais para a prática ?

O esporte nos expõe a riscos, por isso, nunca devemos pedalar sem capacete, este é um item imprescindível. Outros itens importantes são as luvas, a roupa de ciclista, os óculos, a sapatilha ou sapato confortável. Sua mão vai suar, algum inseto pode atingir seus olhos, e a roupa vai te dar conforto nas pedaladas. Nunca devemos esquecer de levar água, algumas ferramentas, usar protetor solar e avisar que vai pedalar e o local do pedal.

Para finalizar, o que podemos esperar de 2019?

Muitas pedaladas, muita energia boa, aventuras, ladeiras e, que o esporte cresça em nossa cidade, aumentando o número de ciclistas. Menos sedentarismo e mais saúde!

Fonte: Irecê Notícias