Até que ponto é saudável seguir a moda?

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do Irecê Notícias. Os conteúdos apresentados na seção de Opinião são pessoais e podem abordar uma variedade de pontos de vista.

Moda é comportamento, arte, política, comunicação e com tantos atributos, é consumida por pessoas de todas as idades, etnias, classes e demais especificações que o ser humano social pode ter.

Usar da moda é inevitável já que ela está nas nossas vestes, nos calçados, adereços e até na decoração de nossos lares. Usar da moda é cotidiano e inegociável visto que sair sem roupas por aí não é uma opção.

Entender que o termo ‘moda’ diferencia-se de ‘estilo’ torna fácil entender que consumir moda é global enquanto o estilo é pessoal. Estilo é a representação de gosto, preferencias e reflete a história de cada indivíduo. O estilo de uma pessoa jamais será igual ao de outra pois o contexto de vida de cada uma é diferente.

Sabendo que os estilos são diversos e o comércio de artigos de moda tem volume e números expressivos na economia mundial, fica fácil entender o porquê de tantas pessoas consumirem em excesso ou se sentirem na obrigação de acompanhar todas as tendências vigentes relacionadas a roupas, sapatos, cortes de cabelo, maquiagens e afins.


Ser um consumidor saudável envolve ter equilíbrio e mentalidade desenvolvida para que as compras sejam pensadas e muito bem aproveitadas. Comprar roupa e não usar, apesar de comum, é um risco em se tratando de economia pessoal, estabilidade emocional e sustentabilidade ambiental. Quanto mais você consome, mais você deseja consumir e quando mais você atende a esse desejo mais você desequilibra sua mentalidade a respeito de sí, do seu gosto e as peças consumidas de forma impulsiva tendem a perder o brilho que as fez comprar, e então se tornam sacolas amontoadas no fundo do armário para doação.


O consumo de moda é saudável quando ele respeita suas condições financeiras, quando representa seu estilo pessoal e te ajuda a comunicar uma mensagem que te leve para oportunidades profissionais, quando se encaixa na sua rotina. Comprar por comprar te deixa ansiosa e insaciável.

Entender quem é você e saber que nem todas as peças e tendências lançadas são para você te faz elevar o nível de consciência e se sentir mais segura nas escolhas.

A moda é ampla e abrange muitos pontos, o estilo é algo personalizado e só seu. Conheça seu estilo para consumir moda de uma maneira saudável.

*Johara Mattos é consultora estrategista de imagem pessoal e varejo de moda. Professora e palestrante.